Sua majestade, o Delegado
Direção: Clementino Júnior

Este documentário nos apresenta Hégio Laurindo da Silva, o Delegado. Delegado, conhecido mestre-sala da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, se destacou, pois desde menino seguia os passos de seus ídolos no bailar. Personagem conhecido e morador do morro da Mangueira fez escola na arte de acompanhar a porta-bandeira das escolas de samba.

Batuque na Cozinha

Documentário que a partir das receitas e pratos de Tia Eunice, Tia Doca e Tia Surica, pastoras da Velha Guarda da Portela, passeia pelas suas histórias de vida e da Portela.

Direção: Anna Azevedo

Programação

      A sessão de cinema Olha o Samba! exibiu documentários com temas relacionados ao Samba, retratando suas personalidades, seu ambiente, sua culinária, sua história e muito mais. Foi uma sessão pra se divertir e conhecer! 
Veja abaixo as sinopses dos documentários exibidos.
Tempo Ê
Direção: Aída Barros

O documentário é sobre a história do sambista Zé Luiz do Império Serrano, seus 40 anos de carreira e suas composições. Através das melodias, o filme passeia pelo subúrbio carioca e retrata a identidade do samba. Com grandes parceiros como Nei Lopes e Nélson Rufino, Zé Luiz teve seu repertório cantado por Roberto Ribeiro, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Arlindo Cruz. Hoje é admirado pela nova geração do samba que o considera “padrinho” de suas carreiras.

Lágrima na Roda
Direção: Monique Cruz e Maria Clara Guim

O documentário aborda poeticamente, os depoimentos de mulheres que frequentam rodas de samba e como lidam as questões “do amor”. Através de composições que retratam relacionamentos amorosos, o documentário faz uma analogia ao sentimento destas mulheres.

Samba
Direção: Theresa Jessouroun

Este documentário apresenta o Samba, a partir da dança das passistas e das diferentes formas de sambar. O filme conta com o depoimento de integrantes da Estação Primeira de Mangueira, que participaram de desfiles e do cotidiano da escola de samba.

Escolas de samba S.A.
Direção: Carlos Tourinho

Documentário que narra as transformações sofridas pelas escolas de samba, do surgimento até se tornarem protagonistas de um dos maiores “espetáculos” brasileiros. Além disso, o documentário retrata o movimento de grandes compositores pela preservação de uma identidade cultural do samba carioca.

Eis aí a Lapa
Direção: Luiz Guimarães

Um documentário musical que aborda a história do famoso bairro boêmio. A música, mais do que um elemento, é a razão do filme. Do primeiro ao último minuto o documentário transpira a verdadeira música popular carioca interpretada por uma seleção de músicos e artistas que contribuíram para o ressurgimento do bairro como o grande ponto de encontro de músicos, artistas, jornalistas, intelectuais, políticos e boêmios de todas as camadas sociais, credos e cores. O filme traça um painel de seus momentos marcantes até chegar aos dias de hoje quando volta a ser o "ponto maior do mapa" das noites cariocas.  

FIQUE LIGADO
PATROCÍNIO
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
APOIO
PARCEIROS