Programação
Memória do Samba
​
O Samba e sua memória! A memória deste interveniente cultural que é a cara do Rio de Janeiro se confunde com a história da cidade. O seu surgimento e como hoje se faz tão importante, nos será contada e recontada. Mas, a cada detalhe, uma descoberta que nos faz perceber o quanto ele está presente no nosso cotidiano e em nossas vidas. Contando com a participação de quem é do samba, pensa o samba e discute o samba!
Participantes: Luiz Antonio Simas (Historiador, Escritor e Pesquisador de samba) e Tantinho da Mangueira (Compositor e Cantor)
Mediação: Marcelo Moutinho (Jornalista e Escritor)
Mercado do samba para os independentes
​
Nos dias atuais, falar em Samba, é falar em Música Popular Brasileira. Aí inserido, o Samba, teve que se adaptar a variadas mudanças na cadeia produtiva da música e a modelos que investem num mercado mais global e democrático. Falar em mercado fonográfico, direitos autorais e conexos e em plano de negócios, agora faz parte de seu “vocabulário”.
​
Participantes: Flávia Cesar (Gerente de licenciamento da Warner Chappell Brasil Edições Musicais), Marcela Maia (Coordenação de Marketing da Biscoito Fino) e Chico Ribeiro (Gerente A&R da UBC – União Brasileira de Compositores)
Mediação: Michelly Mury (Superlativa Eventos)
A era digital
​
O Samba frente a um desafio! Lidar com mídias digitais e com plataformas que tratam este produto de forma diferenciada. A preocupação com o número de views e ao mesmo tempo o constatar da velocidade de acesso ao universo do Samba por um grande público. Casos de sucesso na utilização destas ferramentas? Que tipo de instituições que tem como foco este tipo de trabalho? O Samba na Era Digital!
​
Participantes: Kathleen Hoepers (Redatora do Samba em Rede) e João Carino (Produtor Cultural, Radialista e Presidente do IMMUB)
Mediação: Bárbara Apiacá (Sócia Fundadora da Locomotive)
Mulheres no Samba
​
A presença da mulher no Samba sempre foi uma constante. Como compositoras, ontem menos e hoje mais! Como intérpretes, várias! Pastoras, sempre! Como inspirações nas canções, pra retratar a poesia ou muitas vezes reforçando o seu papel numa sociedade machista! Quem são estas mulheres sambistas?
​
Participantes: Áurea Martins (Cantora) e Raquel Valença (Escritora e Pesquisadora)
Mediação: Nilcemar Nogueira (Secretária de cultura do município do Rio de Janeiro)
A composição e o futuro do Samba
​
Os compositores e o compor de outrora. Dizem que após o ressurgimento da Lapa, o cenário da composição no Samba mudou... Será? Nos dias atuais as composições sofrem influências variadas de outros gêneros, se fala em “samba-pop”, “samba-rock”, “samba-funk” e samba isso e aquilo! Pra onde caminha o Samba e quem é a nova geração que o conduz?
​
Participantes: Vidal Assis (Compositor e Cantor) e Noca da Portela (Compositor e Cantor)
Mediação: Marquinhos de Oswaldo Cruz (Compositor e Cantor)
Empreendedorismo na gestão artística
​
Atualmente a gestão de uma carreira artística, incluiu um conjunto de profissionais e ferramentas. Se por um lado, a necessidade de uma equipe se justifica, muitos artistas preferem gerir suas próprias carreiras, contando com familiares e amigos. O Samba já se adaptou a esse novo modelo? Sambistas e suas carreiras: dificuldades e vitórias.
​
Participantes: Moyseis Marques (Compositor e Cantor) e João Grand (Coordenador de pesquisa da Rede Carioca das Rodas de Samba)
Mediação: Leo Feijó (Produtor Cultural e coordenador do Música & Negócios PUC-Rio)